Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

TAO - A Sabedoria do Silêncio

chicara_quebrada





O Taoismo é uma das 3 crenças principais da cultura chinesa: Budismo, Confucionismo e Taoismo. A palavra chinesa TAO significa literalmente caminho.

O Taoismo cultua a natureza acreditando que da sua harmonia resulta o equilíbrio da vida. Podemos dizer que é uma mescla de religião e filosofia que surgiu na China do século II (durante a dinastia Han), mas a origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C.

Aspectos da filosofia Taoísta:

- A sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte do universo;
- A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin e yang. Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.
- As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza;
- O ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza;
- O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.

Um dos símbolos do Taoísmo é o TAO, conhecido popularmente e mundialmente, usado em camisetas, obras de arte, decoração, etc.

Este símbolo representa a dualidade de energias existente no Universo, é a representação de dois polos que se complementam pelo lado negativo e positivo. Cada um desses campos é conhecido por Yin e Yang. São duas forças complementares que compõe tudo o que existe no Universo.

Yang = ex.: princípio ativo, diurno, luminoso, quente, masculino.
Yin = ex.:princípio passivo, noturno, escuro, frio, feminino.

Observe bem o símbolo: o lado negro é o Yin e o branco o Yang. O círculo branco (pequeno) no lado negro significa que o Yin possui o Yang e o círculo negro, no lado branco, significa que Yang possui Yin. E este símbolo representa um dos conceitos da filosofia Taoísta.

TAO







Pesquisa e elaboração do texto: Elizabeth Mednicoff

Leia o texto Taoísta que segue prestando muita atenção em cada palavra, buscando incorporar cada ensinamento contido para a prática cotidiana:

A Sabedoria do Silêncio

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi, a sua energia. Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar, sem perder energia.

Nunca faça promessas, que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor, tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.

Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluída.

Não se dê demasiada importância, seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.

O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.

Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem de ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do TAO.






Envie sua mensagem para ser publicada aqui...

   Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!!
Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação.


Mensagens anteriores:

Kintsukuroi - A Valorização das Experiências

O Mito da Caverna de Platão

A ILHA (uma fábula sobre o autoconhecimento)

Tira o Bode da Sala!

Amar é uma decisão

Passeio Socrático

QUASE ACREDITEI

Culto ao Sofrimento

O Mito de Sísifo

Bem que eu mereço...

Copo de Água

Cinco Minutos

DE HOJE EM DIANTE

Miolo do Pão

Valorize o que você tem...

Está passando por uma tempestade...

Mensagem de Vida

Sermão do Despertar Interior

Onde quer que eu esteja

Renascer

Riqueza Interior

Regras para se tornar um Ser Humano

O Gole D’agua

A Mais Bela Flor

Sorte ou Azar

Fundo do Poço

Poema da Gratidão

Ação e Reação

Você é um Construtor de Cercas ou Pontes?

Nó de Afeto

Céu ou Inferno?

Cuida do que é mais Importante

Sustentação da Auto-Estima

Conhecimento ou Criatividade?

O Vaso de Porcelana

Para a vida se tornar mais fácil de ser vivida

Confie e Entregue

Visão Ampla ou Restrita

Um Lindo Jardim

Você decide...

Oportunidades

Sabedoria

A Pedra no Caminho

A Verdadeira Liberdade

Sucesso... será ainda possível?

Momento de Reflexão

Os sons da Floresta

Uma lição com a cenoura, o ovo e o café

Roupa suja

Opções

Atitude é tudo

Receita da Dª Helena

Quando...

O Monge e o Escorpião

Revolução da Alma

O bobo

Manter o amor

A mulher independente assusta o homem?

Amizades


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br